quarta-feira, 10 de novembro de 2010

OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR

                     No Antigo Testamento, conhecemos várias passagens em que  homem oferece sacrifícios a Deus, através da imolação de cordeiros, holocautos que tinham por finalidade agradar ao Senhor, ou mesmo para expiação de pecados. Através do espargimento do sangue sobre o altar nos templos, também se promovia a remissão dos pecados. Os israelitas assim agiam em seus rituais e se sentiam lavados por aquele sangue, seus sacerdotes  e os patriarcas usavam o sangue animal para purificar e santificar seus altares.
              Numa das mais belas passagens do antigo livro, Abraão oferece ao Senhor, conforme mandamento do próprio Deus, seu único e amado filho, Isaque, em holocausto ao Deus vivo de Israel, como prova de seu amor e fé irrefutáveis. Conforme Deus considerou bastante o sacrifício quase executado, impediu o seu servo de consumá-lo, quando preparou um cordeiro para o sacrifício agradável a Ele. Sabemos que Deus não tenta o homem para o mal, apenas quis, em sua sabedoria, deixar-nos a todas as futuras gerações, esse exemplo de total fidelidade.
                  Deus, em sua infinita sabedoria, conhecia a dimensão e profundidade da dor a que foi submetido seu servo, mas quis contar com esse exemplo supremo para que compreendêssemos onde  o amor a Deus pode nos levar. Seriamos capazes de oferecer um ser amado para ser morto em tais circunstâncias? 
                  Esse mesmo Deus que impediu o sacrifício de Isaque para poupar seus filhos é o mesmo que, no Novo Testamento ofereceu Seu único filho, Jesus, que , se fez humano, sentindo toda a humilhação,  dor física e moral, para nos redimir de nossos pecados e nos presentear com a salvação. 
              "Na ocasião em que Deus deu a sua Lei aos israelitas, estes se comprometeram a acatar os termos dela. (Êx 24:3) Todavia, por serem descendentes do pecador Adão, não conseguiram fazer isso perfeitamente. Por este motivo, passaram a estar sob a maldição da Lei. Para remover deles esta maldição especial, Jesus tinha de ser pendurado numa estaca como se fosse um criminoso amaldiçoado. Sobre isso escreveu o apóstolo Paulo: “Todos os que dependem de obras da lei estão sob maldição; porque está escrito: ‘Maldito é todo aquele que não continuar em todas as coisas escritas no rolo da Lei, a fim de as fazer.’ . . . Cristo nos livrou da maldição da Lei por meio duma compra, por se tornar maldição em nosso lugar, porque está escrito: ‘Maldito é todo aquele pendurado num madeiro.’” — Gál 3:10-13."
                      Diferentemente de Isaque, Jesus não foi poupado, foi crucificado e morto sob a maldição da Lei, para que, pela sua graça, possamos adentrar ao Reino que nos foi preparado e que não pode ser alcançado através de sacrifícios, mas de obediência. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, é o cumprimento do mandamento maior e uma prova de obediência à vontade de Deus para nossa vida.
                      Fomos comprados a preço de sangue, fomos justificados por ele e nenhum pecado prevalecerá sobre os que tiveram as vestes lavadas no sangue do Cordeiro.
                        Assim como Deus pôs Abraão à prova, também nossa fé e paciência são provadas, resultando em Perseverança. (Ver Tiago 1:2, 12 e Deuteronômio 8:2.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário