quinta-feira, 3 de março de 2011

O CORAÇÃO É ENGANOSO E CORRUPTO

               Os cristãos devemos estar sempre atentos aos desejos e tendências do nosso coração. O mesmo coração que ama e que pode gerar e realizar bons propósitos é também o que pode levar o homem ao pecado e à ruína espiritual. Para que algo de ruim seja praticado, é preciso que antes seja concebido nele, para tornar-se real. NIsso se incluem todos os crimes contra Deus e contra a humanidade, desde o Paraíso até os dias de hoje.
               Em Mateus cap. 15, vers. 19-20, lemos que "do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." Assim, temos de orar e vigiar sempre, para que o tentador seja resistido e vencido, que fuja de nós e o pecado não faça ninho em nossa mente.

               Ser tentado não é pecado, o próprio Jesus o foi, mas, aceitar a tentação, sem buscar vencê-la, não é propósito de vida de um filho de Deus. Pior ainda, é se dizer fraco e sucumbir aos apelos do mal, sem reivindicar dos céus a ajuda que Deus disponibiliza ao ser humano, cuja fraqueza é conhecida pelo inimigo de nossas almas."Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17.9-10. Muitas vezes não conhecemos nosso próprio coração, a dúvida se apodera de nós, mas o Senhor Deus o conhece e o sonda. Não há como fugir dessa realidade do mundo espiritual.
                Na parábola do semeador, quando Jesus fala da semente que caiu em terra boa, consideramos que a "semente" seja a Palavra e a boa terra o coração humano. Se procurarmos conhecer e viver efetivamente os ensinamentos e mandamentos divinos, produziremos, cada qual, segundo a sua natureza, trinta, sessenta e a cem por um.

               Na Bíblia também aprendemos que o coração é cheio de enganos: